domingo, 5 de agosto de 2012

Altos e Baixos semanais


Esta semana optei por deixar passar um número de jogos superior para depois expôr as minhas ideias. Começarei pela da equipa secundária.

No jogo de quinta feira e,no de ontem em Torres Vedras, foi possível verificar que existe muita qualidade no jovem plantel. Se jogadores como João Mário, Nuno Reis, Pedro Mendes, entre outros, corresponderem ao que se viu e estiverem a esse mesmo nível, não só a época poderá ser mais tranquila do que se espera, como o futuro do clube estará assegurado. 

Peço aos sportinguistas da zona Oeste que se desloquem massivamente a Rio Maior. A época será complicada e, com todos a remar para o mesmo, criar-se-à o ânimo e alento para que se consiga a tranquilidade que referida anteriormente.


Falemos agora da equipa principal e o que foi o torneio Colombino em Huelva:

A derrota contra Getafe mostrou que ainda existe trabalho pela frente. Os índices físicos ainda não são os ideais para que a equipa tenha a explosão, velocidade e rapidez, para que os processos ofensivos possam ter o sucesso que todos esperamos. 

No entanto existe algo que ajudou a mostrar as dificuldades ainda existentes: o relvado!!. Um relvado onde cada passe, cada remate, levantava 3 bocados de relva e areia, não é o mais indicado para se jogar um futebol mais técnico de qualidade superior

No entanto contra o Tetouan, a equipa mostrou mais. Conseguiu ter mais velocidade e com isso criar mais dificuldades ao adversário e, fazer com que oportunidades de golo aparecessem.

Compreendo as inúmeras criticas feitas no primeiro jogo, mas peço paciência. Quem já passou por estas fases e jogos sabe que, nesta altura existem coisas que ainda não se fazem por falta de confiança. É complicado para um jogador fazer um passe de primeira, tentar 1x1, sabendo que caso não saia bem não terá depois andamento para tentar a recuperação e que esse mesmo erro poderá deixar a equipa em dificuldade.Tenta-se sempre nesta fase, e até se ter o ritmo e índice físico para mais, fazer o mais simples e menos arriscado, o que pode dar a sensação que as dificuldades são mais das que realmente existem.

É também nesta fase que se fazem as experiências. Por exemplo:

Sá Pinto certamente pretende usar Pranjic como lateral esquerdo nalguns jogos e, é agora que têm de lhe dar ritmo e jogo para essa posição. Os erros que eventualmente o jogador possa fazer, devido a esse pouco ritmo na posição, têm de acontecer agora, não quando for a sério e pontos estiverem em disputa.

Para os que durante o dia de sexta várias vezes referiram que já pretendiam ver futebol de qualidade nesta fase, deixarei alguns dados:

Pré Época de 2004/2005: época onde maioria dos adeptos e sócios acredita ter sido de grande qualidade futebolística.

  • Newcaste 0 x Sporting 1
  • Blackburn 0 x Sporting 1
  • Deportivo 2 x Sporting 0
  • Sporting 0 x Saragoza 2
  • Boavista 1 x Sporting 1
  • Sporting 1 x Chievo 0
Nesta pré-época tivemos vitorias curtas contra o 14º e 15º da Premier League, derrotas contra o 8º e 12º da La Liga, e uma derrota com exibição miserável contra o 15º da Série A.

Será que em Agosto se viu futebol de qualidade? Mesmo após futebol sem qualidade, a qualidade foi depois parte integrante de quem ia a Alvalade. Equipa fez uma boa época a praticar o futebol que muitos sócios e adeptos dizem ter deixado saudades

Pré-época 2010/2011

  • Sporting 10 x 1º Maio Sarilhense 0
  • Sporting 2 x Mafra 2
  • Sporting 5 x 1º Maio Sarilhense 1
  • Young Boys 0 x Sporting 1
  • Nice 1 x Sporting 1
  • Sporting 2 x PSG 4
  • Sporting 2 x Lyon 0
  • M. City 0 Sporting 2
  • Sporting 2 x Tottenham 2
Nesta pré-época viu-se futebol. Bom jogo frente ao Lyon, e verdadeiros "banhos" de futebol frente ao City ( que embora não tivesse todos os seus titulares jogou com Hart, Kompany, Richards, Lescott, Zabaleta, Vieira, ou seja mais de 60% da equipa titular nessa época) e frente ao Tottenham que nessa época disputou a Champions.
Todos sabemos depois o que deu essa época e, o que valeu estar a jogar bom futebol no mês de Agosto.

Pré-Época de 2011/2012:

Nesta pré-época apenas me irei focar num jogo:  Sporting vs Juventus em Toronto. Óptimo jogo, bom futebol, nação sportinguista convencida que dali para a frente o futuro seria pintado a verde e branco. Após esse jogo o futebol foi piorando e, a primeira vitória pós Toronto apenas ocorreu à 4ª jornada em Paços de Ferreira, dando depois azo a 11 vitórias consecutivas, um futebol considerado vistoso e de qualidade e, à disputa do 1º lugar em pleno Estádio da Luz.

Mais uma vez questiono: Será que bom futebol em Agosto indica o quer que seja??

Não.......

Peço-vos paciência pois com toda a certeza a equipa ainda nos dará muitas alegrias. Como dizia ontem o grande sportinguista PLF no Twitter: "Vale mais trabalhar uma boa ideia com maus resultados do que uma má ideia a dá bons durante a pré-época."

Acredito no trabalho do Ricardo Sá Pinto, e que as boas ideias que estão a ser trabalhadas para o futebol do clube irão dar muitos frutos. Acreditem também, e juntos faremos a força.

EM FRENTE SPORTING!


PS:Jeffren foi insultado por adepto após declarações no twitter....triste e, uma vergonha para todos os sportinguistas que amam o clube e lutam pelo mesmo, saberem que existem adeptos assim. Rapaz se não estás contente, tens sempre a possibilidade de mudar de clube, ou de passares a ver apenas o Glee e,ouvir Justin Bieber.








Sem comentários:

Enviar um comentário