quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

NOS os parvos!




Confirma-se a venda dos direitos dos jogos do SLB à operadora NOS, e a comunicação social mais uma vez pensa que todos nós somos parvos, deixando as perguntas complicadas por fazer. 
Preferem passar esta operação como algo de extraordinário e de verdadeira obra engenharia financeira. Será? Vejamos:

  • "A proposta de 40 milhões por época para garantir os direitos será decomposta em duas parcelas: 25 milhões pelos direitos dos jogos, mais 15 milhões pelo exclusivo do canal Benfica na NOS."

Até aqui tudo bem, mas quando à cerca de 2 anos se recusaram ofertas da Olivedesportos  e Miguel Paes do Amaral, porque o valor para transmitir apenas os jogos valia 40M de euros, vender por menos não é fracasso?

  • Este negócio engloba a exclusividade do Benfica TV para a operadora NOS. Olhando para os números de subscritores da MEO/Vodafone/Cabovisão vê-se que a Benfica TV perde acesso a um mercado de subscrição que ronda ( segundo números de Maio 2015 ) 2 milhões de clientes, que caso todos subscrevessem o canal, daria um valor anual de 20M de euros a juntar aos detalhadas nos R&C de 30M, perfazendo um total de 50...ainda podemos em falar num extraordinário negócio?

  • "A cedência dos direitos de transmissão televisiva dos jogos em casa da Equipa A de Futebol Sénior da Benfica SAD para a LIGA NOS, bem como dos Direitos de transmissão e distribuição do Canal Benfica TV, para o mercado nacional e internacional."

Tendo em atenção que os dois grandes de Lisboa estão a entrar no mercado Chinês que tem biliões de possíveis interessados em ver os jogos, o valor de 40M ainda é considerado bom negócio?  Não se pode esquecer que partir de agora todo e qualquer novo interessado em transmitir os jogos noutros países passa a negociar directamente com a NOS.

  • "Este acordo é válido já a partir da próxima época (2016/2017) por um período inicial de três anos, sendo que o mesmo pode ser renovado por qualquer uma das partes até dez anos"

Assim sendo a NOS pode renovar o valor pago ao SLB mesmo que os direitos, devido a performance desportiva, resultados financeiros, etc, subam para outros patamares.  Façamos um exercício: Benfica consegue o tri, o tetra e o penta. Vai a uma meia final da CL e vence um Liga Europa: Os direitos mantêm o valor 40M? Obviamente não.....ainda será bom negócio?

Para concluir parece-me que dentro em breve teremos mais informação para analisar este negócio, quer através da conferência de imprensa marcada para dia 10, quer dentro de 2 ou 3 anos quando for feita a renegociação dos Sporting Clube de Portugal e também do FCP e que também deverá englobar direitos com os respectivos canais.

No entanto parece-me certo que se deve admitir o fracasso da BenficaTV e que os valores indicados nunca foram os correctos.

PS: E agora quem vai patrocinar a primeira liga? Vai-se manter o dono dos direitos de transmissão e parceiro do Benfica?

PS1: Dizia o senhor "Orelhas": "uma postura permanente de guerrilha, de suspeição, de conflito não prejudica o Benfica, prejudica todo o futebol português". E a não negociação dos direitos transmissão juntos conjuntos, prejudica ou não caro Zé dos Pneus? Será que prejudicial é apenas quando não é a teu favor?

Sem comentários:

Enviar um comentário