quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Eu acredito


Devido a factores de vária ordem não tenho conseguido actualizar o blog. Falhei os comentários ás 3 vitórias consecutivas da equipa B, falhei o comentário ao bom jogo que foi feito em Guimarães e falhei a histeria geral após empate na Dinamarca e derrota em casa com o Rio Ave. E é sobre este jogo que me pretendo debruçar....

Na segunda-feira tive o prazer de ver o jogo na bancada central, nomeadamente nos locais destinados aos detentores de lugares de Leão. 
Pensei que iria passar um bom bocado e assistir a um grande jogo da nossa equipa, mas tal não aconteceu. Aos 10m de jogo uma pequena parte da bancada TMN resolveu começar a soltar assobios; aos 15m o sócio que estava à minha frente abanava a cabeça em sinal de desaprovação e comentava: "vai ser mais do mesmo"; ao intervalo ouvem-se gritos para Manuel Fernandes de "chulo, és um grande chulo". Valha a verdade o Manel também não esteve nos seus melhores dias!! Indicar a equipa de 1982 como a melhor e tendo melhor treinador da história do clube foi, uma oportunidade perdida de mostrar aos sócios que toda a gente acredita nesta equipa e neste treinador. Mas também não o julgo merecedor dessas palavras de ordem. Aos 60m de jogo começo a ver sócios a abandonar o estádio, sendo que um fez questão de demonstrar o porquê de o fazer: "Não pago para ver jogar o Gelson Fernandes" foi a sua frase.... incrível alguém dizer isso de um dos melhores em campo nesse dia. No final vêm-se sócios a pedir "a cabeça" de Ricardo Sá Pinto. 

Infelizmente este clube não deixa de ser sui generis. É um clube cujos adeptos pedem muito e contribuem pouco. Quantos são sócios? Quantos têm Gamebox? Quantos vezes se dirigem a Alvalade para o encher?  Ora se queremos melhores jogadores, melhores treinadores, temos de ter condições para os ter, e como se têm essas condições? Tendo uma saúde financeira estável que apenas é conseguida com vendas de jogadores, bilhetes, gamebox, merchandising....e que eu saiba o clube tem números, em qualquer uma destas situações, muito aquém de um clube que tem 3 milhões de adeptos. Adeptos esses que todos os anos não exigem nada mais que vitórias do inicio ao fim....

Provavelmente muitas dessas pessoas acham que é por ouvir assobios que os jogadores ganham mais velocidade? Mas será por vaiarem Ricky Van Wofswinkel que o mesmo marcará um golo? Já pararam para pensar se não terá o efeito contrário? Será que ao assobiarem a equipa, jogadores não tentarão fazer as coisas rápido e bem?e toda a gente sabe: "rápido e bem não há quem!!!" Já pensaram que ao vaiarem o holandês estão a fazer que o mesmo pense única e exclusivamente em marcar golo para agradar e acabe por perder a noção da equipa,nomeadamente querer ser ele a facturar, mesmo em situações de pouca probabilidade, quando tem companheiros em melhor posição?

Seremos o único clube mundial cujos adeptos entram em depressão à 2 jornada.....felizmente o ano passado iniciaram campeonato em depressão e à 4ª jornada entraram de tal modo em euforia que se viveu assim até Dezembro. 
Somos também o clube dos memórias curtas. Hoje elogiam o fantástico futebol do Sporting de José Peseiro, esquecendo que no inicio da 6ª jornada ( meados Outubro ) essa mesma equipa jogava um futebol deplorável e tinha 5 de 15 pontos possíveis ocupando a 14ª posição.

Eu acredito no que pretende Sá Pinto. Acredito que é o futebol que se enquadra dentro da história do clube. Falta certamente confiança, explosão e imprevisibilidade, mas isso será adquirido com vitórias, com o passar do tempo, com jogos nas pernas e sobretudo com o nosso apoio. Hoje mais que nunca estou com os nossos, estou com o Ricardo, com o Ricky, com o Gelson....

Jamais esqueçam o lema do clube: Esforço, Devoção, Dedicação e Glória....neste plantel vejo que todos os seus elementos se esforçam, se dedicam e mostram devoção em fazer o melhor. A glória virá com tempo que lhe devemos dar e com a confiança que temos de lhes passar.

Eu Acredito!!!

2 comentários:

  1. Finalmente leio num Blog exactamente aquilo que eu penso. Adoro ir ao estádio e nestes jogos chego a ficar mais revoltado com os adeptos do SCP do que com a equipa. É necessário tempo e paciência para se construir uma equipa, uma vez que plantel já temos.
    Comecem a apoiar (quando se ve claramente que existe esforço) e deixem de assobiar.
    SL

    ResponderEliminar
  2. Caro RG, os meus parabéns pela prosa lúcida e inspiradora. Amanhã voltarei a marcar lugar e testemunharei o início de uma grande época.

    ResponderEliminar