terça-feira, 31 de julho de 2012

Ca(n)dé o jogador?



Noticias veiculados durante dia de ontem e hoje apontam para a saída de Batis Candé do Sporting Clube de Portugal, rumo ao City de Manchester.

Falo nesta situação porque:


  • Prova-se mais uma vez que certos empresários têm de pensar primeiro em quem representam só depois neles. Caso se concretize terá Candé melhores condições para chegar a sénior que no SCP??
  • Necessário que FIFA comece rapidamente a legislar para que se evitem situações dessas
  • Importante que clube comece mais cedo, e necessário verificar se legislação permite, a oferecer contratos profissionais, de forma a se proteger economicamente.
Além do que foi referido pretendo também focar esta situação na forma como se tratam os jogadores de formação. Hoje numa troca de palavras no twitter, várias vezes foi referida a palavras talento. Ora talento tem o seguinte significado:

Aptidão invulgar (natural ou adquirida)

Como pretendo que haja mais interacção com os leitores vou pedir que expressem a vossa opinião sobre o jogador. Será um talento ou um bom jogador? No final darei a minha opinião e explicarei a forma como entendo deve ser usada a palavra talento aquando da descrição de um jogador




PS: Deparei-me com um pedido no facebook do nosso "colega sportinguista" Miguel Ferreira Pinto. Gostava de partilhar convosco:




"Criei este evento com o objectivo de tentar arranjar o máximo de vídeos de jogadores de todas as modalidades do Sporting e de pessoas que queiram enviar um também (com uma camisola, cachecol,... do Sporting) a dizer "Parabéns Pedro", sendo que faz anos no dia 3 de Agosto e vou ter com ele ao Algarve dia 4 (dia da festa de anos dele).

O Pedro é o meu irmão, para quem não sabe, e tem paralisia cerebral, o que faz com que seja uma pessoa extremamente apaixonada pelas coisas em que se foca.

Um dos grandes foc
os dele é o Sporting e gostava de lhe fazer uma surpresa onde pudesse ter o máximo de atletas deste grande clube a desejar-lhe os parabéns, juntamente com adeptos.

Como podem contribuir? Fácil!:
- Partilhar o evento
- Tentar arranjar contactos de jogadores e afins para que possa pedir para gravar os vídeos
- Enviar os vossos vídeos

O meu email é fernandomfpinto@gmail.com e o meu número de telemovel é o 915079811.

Obrigado a todos!"



Vamos todos ajudar o Miguel.....


4 comentários:

  1. RG,
    99.9% destes jogadores são desconhecidos. Inclusive os que participa(ra)m na Next-Gen e dos quais se conhecem resumos de 2 ou 3 jogos, quanto muito outros.

    Sobre o talento, são uma e mesma coisa: um bom jogador deverá por definição ser um jogador talentoso. Futebol não se aprende, mesmo ao nível de tarefas puramente mecânicas um indivíduo que não sabe passar uma bola por mais que treine não aprenderá. Pode disfarçar mas nunca será (ou não deve ser, melhor dito) um jogador de futebol. Imagina que daqui a 10 ou 20 anos aparecem robots a jogar futebol, programados para executar gestos mecânicos na perfeição: fazer um passe ou rematar uma bola. Nem aí aconteceria futebol porque a apetência ou intuição para o jogo está absolutamente ligada à capacidade para jogá-lo - desempenho de tarefas.

    Qualquer jogador talentoso pode hipoteticamente transformar-se num bom jogador de futebol. Os extremamente talentosos serão os melhores do mundo. Não existem jogadores bons sem talento.

    ResponderEliminar
  2. Eu encaro talento como uma soma de várias coisas:

    Habilidade para jogar acima do bom ( e acredita que se aprende! Vi um jovem a uns anos aqui no clube passar de não saber dar chutos na bola a um belo nº10 anos mais tarde)

    Melhor tomada de decisões quer dentro quer fora de campo

    Conhecimento do jogo, principalmente da função que desempenha

    Força de vontade, querer e muito trabalho.

    Para dar um exemplo considero Messi e Ronaldo talentosos, e Quaresma bom jogador por exemplo...

    Qt ao Candé acho-o apenas e só bom jogador. É um avançado forte fisicamente, capaz de aguentar o choque, mas com nada que possa indicar que estamos perante a grande esperança do futebol juvenil do SCP ( algo que vejo em Medeiros, Chaby, Bruma por exemplo).Existe outra coisa que também me faz duvidar se, de facto será grande perda a saída do jovem guineense.Nomeadamente a estampa física que pode indiciar idade a mais para o que, realmente afirma ter (olhando para a foto acima fica à vista essa situação) e isso faz muita diferença conseguindo que o jogador sobressaia e dê nas vistas.

    Relatando novamente experiência pessoal e fazendo uma comparação com o jovem jogador do SCP exponho a seguinte situação:

    A uns anos o clube aqui da terra teve uma ponta de lança nos infantis que em cerca de 20 jogos fez acima dos 50 golos.
    Foi marcado em cima por olheiros do SCP, SLB e Belenenses. Como ainda não estava ao serviço do clube, a curiosidade em ver tal jogador era muita e,a primeira coisa que fiz quando cheguei ao clube foi ter atenção ao jogador no seu 1º ano de iniciado.

    Passou a jogar com jogadores do mesmo tamanho, da mesma estampa e preparação física e.....nessa época teve o total de 1 golo durante o todo campeonato denotando enormes dificuldades em justificar sequer presença no plantel

    ResponderEliminar
  3. RG,
    Realmente a foto mostra tracos de um individuo algo adulto mas nao sei porque nao conheco o jogador, esse ou qualquer outro. Nao tenho grande interesse em futebol de formacao, nao me encanta e nem e preciso ir a equipas juniores ou juvenis: aquele futebol de sub-21, ao nivel de seleccoes que deverao em tese reunir os melhores, tenho muita dificuldade em gostar: na maioria do tempo nao vejo nada de interessaante, 90' de exercicio fisico mas futebol e inexistente, e algo que vale para qualquer seleccao. Ja quando se integram alguns desses jogadores numa equipa senior, ai sim o seu futebol ganha sentido.

    'Vi um jovem a uns anos aqui no clube passar de não saber dar chutos na bola a um belo nº10 anos mais tarde', sim, nao acredito, embora nao duvide da afirmacao. Parece contraditorio eu sei mas enfim. Acho que tera a ver com o 'conhecimento do jogo' que falas, ja que 11 de cada lado fazem do rectangulo uma coisa onde temos 22 individuos que passarao pouco tempo a jogar futebol onde os seus contributos, por sua vez, nao estao completamente relacionados com fute-bol (bola). Existem jogadores que nao sendo dessa forma talentosos para a pratica do jogo adquirem um conjunto de atributos e qualidade principalmente relacionada com os 85 minutos de jogo em que nao tocam na bola. Aprendem os preceitos de um jogo colectivo, tornam-se muito bons a cumprir tarefas nao relacionadas com bola, e quando tem de tocar na bola fazem-no com o minimo de qualidade porque como e obvio nao sao completamente toscos, mas isso nao significa tratar-se de bons jogadores de futebol.

    RG, existem para mim 3 tipos de jogadore:
    . jogadores de futebol.
    . jogadores de bola.
    . jogadores.
    Os 3 grupos diferentes podem ter carreiras maravilhosas e serem futebolistas valiosissimos, mas jogadores de futebol, temos muito poucos ...

    Quaresma e Ronaldo sao muito bons jogadores de bola. Acho que Quaresma tem mais talento que Ronaldo, mas acho que Ronaldo e muito mais jogador que Quaresma.

    ResponderEliminar
  4. ". jogadores de futebol.
    . jogadores de bola.
    . jogadores."

    Completamente de acordo contigo...

    Sim, também considero RQ superior a CR7, mas faltou-lhe sempre algo que considero importante e, que para mim é parte integrante da expressão talento: vontade de trabalhar e em querer ser sempre melhor.
    Infelizmente acomodou-se à habilidade que tem e, passou ao lado da forte possibilidade de ser ele, o melhor português de sempre!!

    Não duvides mesmo do que disse, lolol. O rapaz evoluiu basicamente porque eram outros tempos. Passava os dias a jogar futebol, a querer aprender e, às vezes até a jogar sozinho tentando imitar o que melhores que ele faziam ( algo impensável hoje em dia, dias de PS3 e Xbox). Mas compreendo o que disseste no 1º comentário, os predestinados já nascem com essa habilidade inata e apenas a vão aperfeiçoando ao longo do tempo....

    ResponderEliminar