terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Quando a cabeça não tem juízo.....a boca é que paga!






A guerra de palavras entre Jorge Jesus e Rui Vitória tem sido cada vez mais dura. 
Levado por uma pergunta incorrecta de um jornalista, o treinador do Sporting excedeu-se nas palavras que dirigiu ao ribatejano, sendo que, certamente picado pela sua "estrutura", Vitória respondeu com:

"Concretamente o treinador do Sporting até chegar ao Benfica teve 20 anos de carreira, em que andou a ganhar, perder, ser despedido e contratado. Com a minha idade andava na luta pela manutenção ou subida na 2.ª Liga"

Ora que pretende tu provar Pinho? Que como chegaste mais cedo a um grande tens mais qualidade? Esqueceste-te como chegaste ao grande? Se sim, eu recordo o vosso percurso:

JORGE JESUS



Jorge Jesus começa a sua carreira de treinador no Amora quando um dos dirigentes do clube verificou, durante um jogo contra o Almancilense, que um jogador adversário tinha tudo para dar treinador. A partir dai acumulou sucessos e insucessos com equipas onde, coincidência ou não, não começou a época. Durante cerca de 20 anos de carreira, conseguiu entre outras coisas vencer uma Intertoto pelo SC Braga, uma presença na final da Taça de Portugal pelo Belenenses e o recolocar desse mesmo clube no lugar de 4/5º maior clube nacional

Esquecendo que é o treinador com mais sucesso do SLB, podemos dizer que teve relativo sucesso e conseguiu subir a pulso ao lugar que tem hoje.

RUI VITÓRIA



Como sei que o sr Rui gosta de analogias com navegadores e barcos, irei contar a sua história usando essa mesma analogia:

Rui Vitória era o primeiro imediato da embarcação, talvez por ciúmes, deixa-se levar por alguns dos outros navegadores e, usando a influência que tinha sobre o dono da companhia marítima,  lidera o motim e "faz a cama" ao capitão ( leia-se treinador ) que tentava levar a nau a bom porto. Como prémio por muy nobre atitude, é promovido a capitão da nau. 
Pensando que o mar seria sempre seu amigo aceita, no entanto o mar era tumultuoso e em alguns anos que a comandou teve tantos naufrágios como chegadas a bom porto. 

O dono da companhia já não sabia como o despachar, tal era a influência que tinha quer sobre jogadores, quer sobre directores....a situação estava difícil e, quando menos se esperava, apareceu um convite para liderar uma nau mais pequena de uma grande companhia. O convite para tal veio de um bom amigo, alguém com que privou pessoalmente e de grande intimidade, um verdadeiro amigo!

Está bem assim Rui?

Ora esta primeira fase termina com a ida para os júniores do Benfica, após convite do seu amigo pessoal e ex-presidente do clube onde foi formado: Luís Filipe Vieira. 
LFV pensando que o seu amigo, como professor de educação física que é, seria o ideal para mudar o paradigma da formação,levou-o para o sucesso.....no entanto o sucesso nunca apareceu. 
Em 2 anos nem um titulo para amostra, os outros clubes eram glutões e não tiveram pena do alverquense.

Quando já se passava o mesmo que no seu ultimo ano de Vilafranquense e, quando se desesperava para encontrar forma de o correr da formação, eis que aparece o AD Fátima, que com um pequeno protocolo com o clube lisboeta o recebe como brinde.

Desde ai a sua carreira foi sendo em crescendo: Paços, Vitória de Guimarães, onde vence uma Taça de Portugal, e agora Benfica. 



Olhando a distância e vemos que a diferença de qualidade entre um e outro é gritante....mas enquanto um sobe a pulso o outro....digamos que cultiva bem as amizades!


Sem comentários:

Enviar um comentário