segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Demência Moura ou Amadorismo?




Todos os anos haviam queixas de atletas sobre o amadorismo reinante no COP. Talvez fruto da idade avançada do senhor presidente, as preparações para Jogos Olímpicos eram sempre envoltas em problemas atrás de problemas, com claro mau estar para os atletas.

Quando BdC apresentou Moura como líder para as modalidades pensei: "Porra, espero que o amadorismo do COP seja de outro gajo que não deste".
Infelizmente estava enganado....o amadorismo continua e, infelizmente, agora no Sporting Clube de Portugal.

Na semana passada fomos brindados com a apresentação do ciclismo como modalidade do clube. No entanto para grande espanto do mundo sportinguista, o acordo esfumaçou-se em poucos dias e, a má imagem ficou, imagem essa que nem os comunicados/declarações dos envolvidos ajudam a limpar. 

Passarei a transcrever algumas frase/declarações das últimas horas:

Diz Moura:

"O Sporting não foi enganado, mas, se não tivéssemos sido prudentes, poderíamos ter sido enganados ou eventualmente estar envolvidos num problema que mais tarde se poderia revelar ruinoso. Nos últimos meses, as coisas correram da maneira desejada. Acabei por conhecer o senhor Jorge Mendes, que se propôs a coordenar o ciclismo e a ajudar a encontrar ‘sponsors’ para financiar uma equipa que fosse forte. Entretanto, fomos negociando o protocolo e estávamos neste trabalho quando na quarta-feira passada, à noite, Jorge Mendes apareceu-nos a dizer que tinha uma equipa. Dizia ele que a equipa dele era a W52, que venceu as últimas três edições da Volta a Portugal. Rapidamente estabeleceu-se um diálogo. Eu, que sou uma pessoa crédula, uma pessoa séria, pensei é ótimo. O Sporting dá o nome, a camisola, o coordenador faz o resto, e temos uma equipa altamente competitiva. Sentámo-nos à mesa e as coisas pareceram tão bem que o Nuno Ribeiro deu uma entrevista à SportingTV. Passadas comecei a a receber telefonemas de sportinguistas e não só, a dizer que havia problemas, que esta equipa tinha tido problemas, que havia outras coisas”.

Ora senhor Moura, sendo o senhor o máximo responsável pelas modalidades não pensou em:

  • 1- Contactar pessoas ligadas à modalidade de forma a obter mais informações sobre os envolvidos, antes de os levar a Alvalade?

  • 2- Que Nuno Ribeiro sendo ele ex-cliclista ,era o mesmo Nuno Ribeiro envolvido em casos de doping?

  • 3- Que um clube como o Sporting Clube de Portugal não pode andar a ser gerido como uma brincadeira de crianças onde se "mexe" e "aceita" tudo sem questionar?
Não espero nada mais que não a sua demissão......

Horas mais tarde, o presidente Bruno de Carvalho deixou mais algumas palavras para os adeptos/sócios e simpatizantes do clube:

"Quero pedir desculpa a todos os sportinguistas pelo erro cometido ao negociar com os ‘parceiros deste projeto’, pelas expectativas que foram criadas a todos com o anúncio do regresso do Sporting ao ciclismo e a certeza que, depois deste lamentável episódio, irei trabalhar pessoalmente com o comandante Vicente Moura no regresso do nosso clube ao ciclismo no período mais breve possível, num projeto que tenha ambição mas onde a ética e a verdade desportiva sejam uma constante"

Senhor presidente, permita-me os reparos:

  • 1- Sendo o senhor profissional, e bem pago, não acha que na falta de informação dada pelo vice-presidente ( mostra nada conhecer sobre o desporto e pessoas envolvidas ), deveria ser o senhor a pedir informações concretas e assertivas sobre todos os elementos, clausulas da parceria de forma a evitar associação as pessoas sem qualidade para serem parceiras de um clube com mais de 100 anos?fazer?

  • 2- Tendo o senhor atacado tudo e todos ( ex dirigentes sobretudo) pelo amadorismo, pela falta de qualidade e por algumas situação que ridicularizaram o clube, não acha que esta situação é de todo inaceitável e coloca em causa o bom nome do clube, voltando a fazer que o clube seja alvo de chacota?

  • 3- Quando pede desculpa. podemos depreender que vai assacar culpas a quem de direito e, finalmente nomear para responsável das modalidade alguém capaz, conhecedor do desporto nacional, ao invés de um reformado, cuja passado no desporto é associado a amadorismo puro e duro?


Senhor presidente as suas desculpas têm de vir com acções e elas só podem passar pela demissão de Vicente Moura!!

 

4 comentários:

  1. Amadorismo puro e duro. Ao nível de (quase) se contratar o Niculae, desconhecendo que já tinha jogado por 2 clubes nessa mesma época.
    A incompetência também existe neste Sporting. Se existir coerência no discurso e exigência aquando as críticas (justificadas) às anteriores direcções, então parece-me óbvio que o caminho só pode ser um: assumir responsabilidades e demitir os responsáveis por esta humilhação.

    Vergonhoso e patético. E falar depois de saber que a W52 fugiu só cheira a desculpa.

    A História do Sporting não precisava de mais um capítulo triste.

    ResponderEliminar
  2. Cantinho,

    Que podíamos esperar do Vicente Moura? O homem que em não sei quantos anos de liderança no COI não fez uns únicos Jogos Olímpicos sem criticas de todo o feito por parte dos atletas?

    Isto foi pior que amadorismo...no clube onde joguei, sempre que apareceu uma modalidade nova, foram analisados os prós e contras até se resolver avançar ou parar. No SCP a ânsia de aparecer é muita, sobretudo quando ninguém se lembra ou dá valor ao que trabalho inútil que se tem ( Vicente Moura ).

    Não espero mais nada que não seja a demissão do vice-presidente para as modalidades!

    ResponderEliminar
  3. RG,

    também nunca fui com a cara de Vicente Moura. E custa-me a crer que ele tenha, realmente, um papel relevante no Sporting.
    Mas isto vai-se diluindo e não vai acontecer nada.

    ResponderEliminar
  4. Cantinho,

    Eu nunca fui com a cara do senhor Moura, porque pura e simplesmente o COP era incompetente e, se o COP era incompetente das 2 uma ou seu presidente da altura não sabia ( e isso torna-o incompetente ) ou então era para ser assim e o seu presidente era incompetente.

    Como diz o o RAP diz num sketch: eles falam falam e não os vejo a fazer nada....
    É mais fácil ter atitudes com quem já não se pode defender do que arrumar a casa.

    ResponderEliminar