sexta-feira, 20 de julho de 2012

O central e a derrota



Marcos Rojo foi apresentado ontem como jogador do Sporting Clube de Portugal. Sendo ele mais um central, embora possa jogador na esquerda da defesa, ficamos de momento com 5 centrais na equipa principal. Penso que talvez sejam centrais a mais e possa estar perto a saída de um deles. 

Quanto ao jogador pode-se dizer que é alguém que possui as qualidade necessárias para que, Sá Pinto possa utilizar uma defesa bastante subida no terreno devido à sua grande rapidez, característica que nenhum dos outros centrais possui. Veremos agora o que Sá Pinto irá fazer com a sua "nova" defesa.

Bem vindo Marcos!

Ontem foi também dia do primeiro jogo com transmissão televisiva desta pré-época, e saldou-se por uma derrota. Nada mais normal nesta fase,senão vejamos:

Equipa apresentou-se no dia 6 Julho, sendo que os 2 primeiros dias forma reservados a inspecções médicas e o terceiro a folga. Iniciaram portanto os treinos (que de momento são bi-diários) apenas a dia 9 e com a presença de 19 jogadores:  Marcelo Boeck, Vítor Golas, Arias, Cedric Soares, Daniel Carriço, Xandão, Insúa, Adrien Silva, Gelson Fernandes, Rinaudo, Renato Neto, Bruno Pereirinha, André Martins, Diego Capel, Elias, Jeffrén, Ricky van Wolfswinkel, Diego Rubio e Wilson Eduardo e Labyad ( que entretanto foi integrado na selecção para os Jogos Olímpicos). Destes 19 temos jogadores com quase mês e meio sem competição e até jogadores que estiveram fora de competição cerca de 3/4 meses.

Na segunda feira, dia 16 Julho,foram integrados na equipa os atletas: Carrillo, Marat Izmailov, Matias Fernandez, Onyewu e Schaars e o reforço Pranjic.

Na quarta feira à noite chegaram Rui Patrício e o holandês Boulahrouz.

Assim com todas estas nuances, com uma semana de treinos ( convém não esquecer que Domingo dia 15 foi dia de folga e no dia seguinte aconteceu a partida de autocarro para Espanha ) e sabendo que do outro lado estava uma equipa que treina à 3 semanas, seria possível esperar mais e melhor?

Se calhar seria, mas talvez por quem nunca enfrentou uma pré-época, quem nunca conheceu as dificuldades inerentes a paragens tão grandes como mês e meio a 4 meses antes de uma altura de cargas fisicas intensas, ou simplesmente por quem não sabe o que é o futebol por dentro.

Da minha parte via coisas interessantes, boas combinações e triangulações. Faltou velocidade? Sim. Faltou explosão? Sim. Mas assim que as pernas deixaram e ambas foram visíveis temos equipa e futebol

SL




2 comentários:

  1. boa análise ao jogo . não nos livramos das galinhas a dizer que já estamos condenados ao 4º lugar (se tanto) , mas é sempre bom saber que dentro do universo que são os nossos adeptos há alguém que pensa e vê as coisas logicamente ... se vier um ponta de lança com qualidade ficamos com excelente plantel , portanto não há razões para alarme. mau? mau é se daqui a uma semana ou duas estivermos na mesma. cumps

    ResponderEliminar
  2. Basta ver as coisas de forma racional caro Miguel. Afinal dizer que esperava mais de uma equipa que mantém a base e depois nem sequer se dar ao trabalho de ver quantos jogos e respectivo entrosamento/conhecimento posicional teve a defesa que iniciou o jogo, meio campo ou o ataque....

    Qts vezes jogaram Carriço e Xandão como dupla de centrais? Rinaudo e Elias jogaram juntos 2 meses ( curtos para se ganhar uma forma de jogar de olhos fechados). Nesses 2 meses qts vezes jogou Adrien ao lado deles? No ataque, qts vezes jogou aquela tripla além da pré-temporada 2011/2012?

    Ora isso não me parece ser um 11 que mantém a base do ano passado, logo a teoria do manter a base devia dar melhor cai em terra....

    Se juntarmos a isso o facto de se ter 8 dias onde realmente se treinou, parece-me que até deu para perceber muitas coisas boas.

    Sim preocupante é daqui a 1, 2, 3 semanas estarmos na mesma, principalmente a níveis físicos

    ResponderEliminar