sábado, 30 de junho de 2012

O algodão não engana






O dia amanheceu hoje com uma notícia, que não sendo nova, criou algum burburinho entre a comunidade sportinguista: A saída de treinadores e funcionários da Academia.

Penso que antes de ser fazer barulho e criticar esta medida, convém saber quem são os treinadores a sair, quais as suas capacidades e qual a mais valia que davam à Academia e à formação do Sporting Clube de Portugal. Sem se saber o real valor da suas capacidades, não se pode saber se esta saída foi positiva ou negativa. 
Tendo algum contacto com Academia Sporting mais perto da minha zona de residência, conheço alguns dos treinadores que deixaram essa mesma Academia e foram integrados nos  quadros de Alcochete e Polo Estádio Universitário. Acontece que a qualidade desses mesmos treinadores é dúbia, sendo mesmo que não deixou saudades na Academia Sporting onde estiveram alguns anos, tal era a pouca qualidade que possuíam para formar crianças e jovens. Se a dispensa dos falados 30, incluir na sua maioria treinadores do calibre dos referido s anteriormente, parece-me ter sido uma boa medida para a gestão da formação do clube.

Não tenho qualquer dúvida que esta medida foi tomada em consciência e em consonância entre os gestores do futebol jovem e Academia Alcochete. Duvido que caso Diogo Matos, Aurélio Pereira entre outros não tivessem dado o seu aval para esta situação, que ela ocorreria.

No entanto para os mais pessimistas recordo que Luís Martins e João Couto (técnicos com alguns títulos ganhos na formação do SCP) deixaram o clube em 2006. De 2006 até ao dia de hoje, o Sporting Clube de Portugal continuo a formar homens e jogadores e menos importante, continuou a ganhar títulos nos mais diversões escalões. "Por morrer um andorinha não significa que termine a Primavera". Aguardemos os resultados desta reestruturação para que depois sim, tiremos as conclusões necessárias. 

7 comentários:

  1. Caro RG, infelizmente Aurélio Pereira nao manda nada na academia há muitos anos. Em relação ao Diogo, convido-o a ver os próximos episódios e ver onde ele vai acabar! O Sporting tem todo o direito de colocar como treinadores na academia (aquela que formou a Geração Academia tão falada na CS estrangeira) mas a questão e com que intuito e de que forma. Aqui vai a minha visao:

    1. intuito - colocar na academia como treinadores os amigos dos amigos, os Danis, os Dominguez, os Pedrosas, os Porfirios desta vida. Agora pergunto, será que estes srs. têm capacidade para formar homens e jogadores? Deles lembro-me de historias de álcool, drogas, prostituição e passerelles. Pode dizer, mas sao ex-jogadores e transmitem mística, mas pergunto eu, quem transmite mais mística Dominguez/Dani ou Lima, ex jogador do Sporting com largo historial como treinador da formacao (campeão nacional de juniores) e até como adjunto da equipa sénior? Sim RG, Lima também recebeu a carta. Pode também dizer-me que há lá lampiões na academia e Malta incapaz. Eu digo-lhe sim e verdade, mas acha que temos 30 lampiões e 30 incompetentes (+/- 90% dos treinadores da academia)???foram despedidos todos aqueles que acabavam contrato esta época sem qualquer analise a sua produtividade e sem qualquer motivo ou justificação, basicamente só porque sim. Tems casos de treinadores com mais de 12 anos de casa, como o adjunto dos juniores que entrou com o Abel (Tava nos juvenisB) e foi campeão nacional! E incompetente também?se calhar e para poupar dinheiro pensamos nos...sim porque o Dani vem para Alvalade ganhar 1000 euros....

    2- a forma - acha que despedir 30 pessoas por carta registada sem quadre reunião de explicação e forma de um clube como o Sporting trabalhar? Alguns deles estavam ainda em actividade (torneios) e a esses nunca foi dito nada mesmo estando eles diariamente na academia! Acha norma e de boa fé? Acha esta proibição de entrar na academia para limpar o cacifo faz sentido? Tão com medo de que?

    ResponderEliminar
  2. Também a teoria da incompetência e engraçada, porque alguns destes dispensados(uma minoria) poderá continuar...sabe porque?porque após entrarem os amigos dos amigos e preciso meter Malta de trabalho, sim porque preparar treinos, fazer relatórios de 100 miúdos por época da trabalho e aí estes que hoje sao "incompetentes" amanha já nao sao e voltam para adjuntos dos amigos Danis e afins...bonito nao e? Sabe quem e que na acha estes treinadores incompetentes?o Benfica que já anda a contratar para a equipa B (esteja atento). Por fim, se eles sao todos incompetentes porque e que Jean Paul, o coordenador técnico da formacao, nao foi também dispensado?ele e competente mas os que ele escolheu sao incompetentes?todos????o nosso clube vai muito mal e a culpa e em parte minha porque votei GL...

    ResponderEliminar
  3. Por fim, e nao o maço mais, João Couto e Luís Martins saíram e a primavera nao acabou, mas aqui vamos e acabar com o bando TODO de andorinhas e nao será só uma ou duas...nem primavera nem outono...vamos e directo para um inverno mais gelado...

    ResponderEliminar
  4. Como disse antes caro Sportinguista vamos ver o que daqui vai sair. Calma é necessária e dps conclusões se tirarão.

    Quanto aos amigos dos treinadores ou quem quer q seja que ocupe os lugares, veremos se têm capacidade ou não. O que seria de Paulo Bento, Sá Pinto, Jorge Jesus, entre outros se um dia não lhes tivessem dado equipas para comandar? Falando especificamente do Pedrosa e do Dani (porque conheço em mais pormenor), aconselhava-o a ver a forma de trabalhar do primeiro, e o que o segundo conseguiu e aprendeu para eventualmente assumir o comando técnico de uma equipa.

    Não foram despedidos, foram informados da não renovação do contrato. Terá sido a melhor forma? Talvez não. Mas é assim que as empresas trabalham. A meses atrás tb foi assim que fui informado que não teria meu contrato renovado na empresa que representava.

    Acredite que existe muita competência, mas tb muita incompetência ( à qual por acaso já assisti) e esta foi a forma de se fazer a triagem, como aparenta saber ao referir que:"porque alguns destes dispensados(uma minoria) poderá continuar."

    Quanto a situação da mística, caro amigo a mística é historia para embalar crianças. Ou acredita que o Patrick Greveraars passava mística do FCPorto para os juniores? Que mística passava João Couto para os jogadores do Benfica dps de ter saído do Sporting? A do Benfica ou a do Sporting? Que mística passava Luís Enrique no Barcelona B? A do Barcelona ou a do Real Madrid? Mística morreu....o mais parecido com isso hoje em dia está presente nos jovens que vestem as cores do clube que gostam, que amam.

    "Tems casos de treinadores com mais de 12 anos de casa, como o adjunto dos juniores que entrou com o Abel (Tava nos juvenisB) e foi campeão nacional!" Este é um dos problema, achar-se que os treinadores são bons quando ganham, e que a prioridade nos escalões de formação é ganhar.

    Volto a referir, vamos ter calma e dentro de uma época ou duas veremos se as trocas, as não renovações, as possíveis renovações tiveram sucesso ou não

    ResponderEliminar
  5. Meu caro, se conhece o segundo (Dani) sabe que este ano que terminou foi convidado para ser adjunto dos juvenis A e que após uma semana de treinos se foi embora porque "nao tinha tempo para isto"...por favor nao meta no mesmo saco Paulo Bento (que ainda nao era treinador e já Quaresma dizia que era um exemplo para os mais novos e Dani ou Dominguez que queriam era passerelles e gallerys....que se formaram excelentes jogadores a realidade esta lá e ninguém a pode negar (10 jogadores no europeu formados na academia e nos sub 19 temos 2/3 da equipa titular) mas se a isto juntamos títulos, onde ta a incompetência?????estaremos aqui para analisar os próximos capítulos...

    ResponderEliminar
  6. Apenas para terminar, se, como aparenta, conhece a realidade da formação, como pode dizer que uma triagem foi feita se Diogo,Aurélio e Jean Paul nao foram ouvidos nesta decisão?a triagem foi, vai tudo de vela e depois vemos quem sao os 2 ou 3 que aceitam ganhar 1/3 do que ganhavam para fazer o trabalho que os outros nao querem fazer? Meu caro, dentro de duas epocas já deixamos de ser a maior potência da formacao em Portugal e esta direcção, em quem eu votei, se deus quisere já estará na rua!saudações leoninas e parabéns pelo seu blog.

    ResponderEliminar
  7. Caro Sportinguista temos de ter calma e aguardar....isso é a única coisa que podemos fazer, para que depois tomemos conta se a decisão foi certa ou errada.

    Devo dizer-lhe antes de mais que as pessoas crescem, eu próprio quando era mais novo, gostava de sair e não era exemplo para ninguém. Mas com a idade amadureci. Sabe que o trabalho do Dominguez foi extremamente competente no UL e durante o tempo que lá esteve os jogadores nunca o viram como alguém que queria passarelles, mas sim como um treinador capaz de os ensinar e ajudar a evoluir.

    A incompetência pode dar títulos e formar jogadores com alguma capacidade. No clube por onde passei assisti a isso. Treinadores que ganharam campeonatos distritais, com um mau futebol, com pouco conhecimentos ( ou talvez pouca vontade em ensinar), e em que jogadores eram formados. Podiam ser melhores se tivessem sido bem formados? Podiam.

    Compreendo a sua indignação, mas não podemos falar a quente. Aliás algum tempo atrás este tipo de indignação também foi notado, quando SCP deixou de ter antigos jogadores a tomar contas das equipas, e licenciados em educação física os sucederam. O que é certo é que o SCP continuou a ganhar e mais importante a formar.

    Mais uma vez lhe peço para aguardar, quem sabe não seremos todos surpreendidos ;)

    Grande abc, SL e VIVA o SCP que hoje celebra mais um aniversário.

    Obrigado

    ResponderEliminar