Escrevo a frio e após o jogo no Caldeirão. Um jogo onde o futebol da equipa teve mais aspectos positivos do que negativos. Jogo onde o criticado ponta de lança fez um golo, e 3 ou 4 companheiros falharam o que certamente teria sido o golo da vitória. Um jogo onde o Sporting Clube de Portugal mais uma vez acabou por ser penalizado por um ( ou terão sido 2 ) erro de arbitragem, que sanciona um pontapé em André Martins como livre directo a favor do CS Marítimo. Infelizmente foi um jogo onde mais uma vez a tão ansiada vitória não apareceu, mas onde fiquei com a ideia reforçada que este é o rumo certo para o futebol tão desejado pelos adeptos....Os resultados vão aparecer!!
Mas o que me leva a escrever hoje não é o jogo, já muito debatido por esta blogosfera e comunicação social. O que me leva a escrever hoje é a triste sina deste grandioso clube...os abutres! Ou serão antes passarinhos??
Os abutres ou passarinhos começaram a fazer ninho logo após o jogo. Aspirantes a comediantes usaram o twitter para mostrarem o pouco que conhecem do mundo futebolístico, embora o que tenha ficado à vista foi o facto de em termos de comédia, serem sempre isso mesmo: Aspirantes!!.
Mas foi durante o dia de ontem que, fiquei a conhecer qual o problema do futebol do clube, e tudo pela boca de treinados prestigiados como Augusto Inácio e Manuel Pedro Gomes. Diz Inácio aqui que:" O que falta ao Sporting é um ponta de lança.". De facto esta frase insere-se no estilo cómico do artigo que é notório pela forma como se chama a Inácio "técnico". Dizer isso de Augusto Inácio é como dizer que a licenciatura de Relvas é legitima. Um treinador como Inácio que apenas teve sucesso como número 2 ( certo que foi campeão pelo SCP, mas mesmo assim era o número 2 ou número 3. Afinal sem a preparação dada por Materazzi na pré-época e o desconhecimento, da palavra rotação por Fernando Santos, dificilmente Inácio teria ganho o quer que fosse) e que nas vezes em que foi número 1 os seus conhecimentos técnico / tácticos deram em......despedimento, devia abster-se de falar do quer que seja relacionado com essa parte do jogo.
Logo de seguida leio outro treinador conceituado da nossa praça: Manuel Pedro Gomes. Este afirma que: " Sporting tem um estilo indefinido". Caro Manuel Pedro Gomes eu compreendo que, o seu fraco conhecimento táctico, que é visível pelos inúmeros despedimentos e pouco futebol praticado pelas equipas que treinou, lhe possa toldar a mente e visão, mas dizer coisas assim ainda lhe fazem pior. Indefinido? Meu caro se existe algo que o estilo do SCP mostra é a definição. É uma equipa que gosta de ter a bola, de trocar a bola, isto é a definição...a forma de o fazer é que poderá denotar ainda algumas dificuldades. Claro que são declarações que não espantam, sobretudo se forem lidas por adeptos do Atlético CP, Oriental ou Torreense que ainda hoje estão para perceber como é que alguém com tão poucos conhecimentos, foi treinador principal das respectivas colectividades.
Incrível como estes abutres têm tempo de antena. Compreende-se que ao invés de boa informação, de boa análise, a comunicação social possa preferir vender e criar polémica, mas como gente tão pouco preparada e com falta de conhecimentos, a informação acaba sempre por passar pelo ridículo. Infelizmente alguma desta ainda possa chega ás classes mais cegas e sedenta de sangue como informação certeira e capaz. Está na hora de nós, sportinguistas, nos mexermos. Está na hora dos abutres ou passarinhos deixaram de levantar voo e criar a cisão no meio da massa adepta.
Triste sina será a nossa se estes abutres, sedentos de algo mais, continuarem a dividir a nossa massa adepta!
PS: Não referi esta situação porque, quero acreditar que foi depois do almoço, e todos sabemos como depois de almoço, até um ex-capitão pode estar alterado. Dai preferir guardar a imagem que tenho do jogador, que me fez festejar uma supertaça conquistada em Paris
PS1: Para este senhor....apenas pergunto? E o Bobby Robson despedido por ti e respectivos directores, também tinha falta de experiência e capacidade?