sábado, 30 de junho de 2012

Parabéns!!!




Por toda a celeuma que foi levantada durante a manhã de hoje, acabei por ter como primeiro  tema um assunto futebolístico. 


Penitenciando-me, venho agora dar destaque à que devia ter sido a mais comentada noticia entre os sportinguistas. Parabéns à nossa atleta Patrícia Mamona pela brilhante prova e pela medalha que conseguiu para Portugal.

Mais uma vez prova-se que no Sporting Clube Portugal, sejam em que modalidade for, se trabalha com qualidade, muita qualidade!!

O algodão não engana






O dia amanheceu hoje com uma notícia, que não sendo nova, criou algum burburinho entre a comunidade sportinguista: A saída de treinadores e funcionários da Academia.

Penso que antes de ser fazer barulho e criticar esta medida, convém saber quem são os treinadores a sair, quais as suas capacidades e qual a mais valia que davam à Academia e à formação do Sporting Clube de Portugal. Sem se saber o real valor da suas capacidades, não se pode saber se esta saída foi positiva ou negativa. 
Tendo algum contacto com Academia Sporting mais perto da minha zona de residência, conheço alguns dos treinadores que deixaram essa mesma Academia e foram integrados nos  quadros de Alcochete e Polo Estádio Universitário. Acontece que a qualidade desses mesmos treinadores é dúbia, sendo mesmo que não deixou saudades na Academia Sporting onde estiveram alguns anos, tal era a pouca qualidade que possuíam para formar crianças e jovens. Se a dispensa dos falados 30, incluir na sua maioria treinadores do calibre dos referido s anteriormente, parece-me ter sido uma boa medida para a gestão da formação do clube.

Não tenho qualquer dúvida que esta medida foi tomada em consciência e em consonância entre os gestores do futebol jovem e Academia Alcochete. Duvido que caso Diogo Matos, Aurélio Pereira entre outros não tivessem dado o seu aval para esta situação, que ela ocorreria.

No entanto para os mais pessimistas recordo que Luís Martins e João Couto (técnicos com alguns títulos ganhos na formação do SCP) deixaram o clube em 2006. De 2006 até ao dia de hoje, o Sporting Clube de Portugal continuo a formar homens e jogadores e menos importante, continuou a ganhar títulos nos mais diversões escalões. "Por morrer um andorinha não significa que termine a Primavera". Aguardemos os resultados desta reestruturação para que depois sim, tiremos as conclusões necessárias. 

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Trocas e Baldrocas



Hoje os sportinguistas foram surpreendidos com esta capa nas bancas e quiosques.
Devo indicar que sendo esta a silly season, apenas me consigo reger por informações oficiais e comunicadas pelo do Sporting Clube de Portugal. Não irei tecer grandes considerações sobre nada que não seja oficial. 

No entanto sobre este caso quero apenas referir alguns pontos:

  • Noticia capa por um jornal que à cerca de um/dois anos deu conta de uma troca, que na altura envolveria Cebola Rodriguez e um jogador do SCP que de momento não me recordo. Todos temos presente qual o resultado dessa troca não temos?
  • Não me parece que tendo nós Cedric Soares, Bruno Pereirinha e Santiago Arias, haja lugar para o Miguel Lopes. Penso que Sá Pinto também compreende isso.
  • Poucos dias atrás estes mesmos jornais fizeram eco de ofertas francesas e romenas pelo jogador Adrien Silva. Ofertas que envolveriam valores monetários, e estando o clube necessitado € para atacar com outras condições monetárias o mercado de transferência, esta troca seria ainda mais estranha.
Aguardarei pela oficialização, caso aconteça, para tecer mais considerações. Até lá não passa da pura especulação que os "pasquins" portugueses têm procurado envolver Adrien Silva e o Sporting Clube de Portugal. Sendo assim tratarei esta noticia como ela merece....lixo!!

Será assim também que irei tratar a noticia relativa a Gelson Fernandes. Embora o considere capaz de vestir as cores do Sporting, é um médio defensivo com muita capacidade física,foi sabido a dificuldade em ter substituto à altura de Fito aquando da sua lesão, não acredito até ouvir o comunicado oficial dando conta da mesma. 
Ontem um jornal desportivo, o mesmo que hoje faz eco de supostas palavras do jogador, dava conta da chegada iminente do jogador a Portugal, coisa que se comprovou ser falsa. Talvez tenha sido a tal greve de funcionários e pilotos da TAP a começar mais cedo e a provocar atrasos na chegada do suíço... Especulação e procura de aumentar vendas é o que estes senhores pretendem e para o qual não contribuirei. Noticias relativas ao Sporting Clube de Portugal, apenas aceito a que se podem ver aqui.


PS- Enquanto terminava de escrever, o outro pasquim escrevia isto. E agora qual deles está certo? Estão a ver porque apenas devemos acreditar apenas no que é oficial??

LPFP e os empréstimos

A Liga decidiu ontem terminar com empréstimos entre clubes da mesma divisão.Parece-me ser uma opção útil na medida em que parece ser a única capaz de afastar a indisposição, lesões e gripes que grande parte dos emprestados padece nas vésperas de jogo contra a equipa mãe. Veremos se assim será.

Talvez possam existir alguns pormenores pouco pensados, e que ontem tive o prazer de os discutir com o PLF. Esses pormenores são relativos a jogadores que não sendo já propriamente material de equipa B, ainda não são capazes de ter evoluído o suficiente para o plantel principal. 
Esse ponto irá levantar alguns problemas e obrigar a colocar jogadores no estrangeiro, não tendo a possibilidade de acompanhar de perto a sua evolução. Felizmente nesse campo o Sporting terá cerca de 6/7 jogadores. Tendo em conta ultimas indicações do clube a maioria irá integrar o plantel principal. O restante terá forçosamente de ser integrado no protocolo com o Cercle de Brugge, e evoluir mais longe de Lisboa.


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Aftermath




Para a Selecção Portuguesa o dia de ontem foi o último no Euro 2012.
Podíamos estar aqui a dissecar alguns erros no jogo de ontem, mas prefiro enfatizar o que de bom foi feito. 

Paulo Bento conseguiu reunir uma equipa de guerreiros, jogadores que deram tudo pela camisola, que vestiram as quinas lutando e correndo até ao fim dos 90 minutos. Hoje devemos agradecer ao Paulo pelo que trouxe para a FPF. Depois de um Mundial na África do Sul repleto de problemas, de um inicio de apuramento para Euro 2012 que esteve entre o horrível e o mau, Bento conseguiu atingir níveis que jamais foram pensados aquando da sua entrada.

Devemos agradecer a todos os jogadores. Todos eles ajudaram a aproximar a selecção do povo português, através de um grande espírito de grupo e de uma fantástica união, visível em todos os momentos do jogo. No entanto existe um jogador para o qual gostava de deixar mais palavras: Cristiano Ronaldo.
Cristiano finalmente assumiu-se como líder, nunca se escondeu do jogo, foi frequente ver CR7 a pedir a bola, sem medo de enfrentar os opositores,tentando levar a nau portuguesa a bom porto, e sempre com um sentido colectivo nunca antes visto. Todos os craques têm os seus maus momentos, mas é na forma que escolhem para se levantarem que os distingue dos outros, e CR7 escolhe sempre a melhor forma para o fazer: marcando golos e empurrando as cores que veste para a vitória. Obrigado Portugal!! Obrigado Ronaldo!!

Com esta participação decerto que várias lições foram aprendidas e existe sempre a necessidade de melhorias ( marcação penaltis, ultimo passe ( ai ai Meireles) e até substituições) mas o futuro tem tudo para ser pintado com as cores nacionais.

Acredito que o melhor está para vir, existe mais uma "fornada" a sair na Geração Academia que pode e vai trazer mais qualidade à selecção. Dentro em breve teremos André Martins, Cedric,Nuno Reis, Medeiros, Chaby a mostrar todo o seu valor, e juntando-lhes jogadores que demonstram qualidade nos clubes e selecções mais jovens (Ivan Cavaleiro, Josué, Danilo) estaremos com certeza mais próximos da vitória.


PS: Que orgulho tenho no clube que consegue formar jogadores com a qualidade dos que nos representaram na Ucrânia e Polónia. Obrigado Sporting pela aposta, obrigado por nos dares jogadores lutam e representam tão bem o "meu" Portugal!!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Geração Academia contra o mundo



Todos os dias passo pela blogosfera mundial,no entanto perco mais tempo a ler o que se diz e escreve sobre a maior potência desportiva nacional: Sporting Clube de Portugal.


Confesso que existem blogs sérios, onde a critica anda de mãos dadas com alternativas ou soluções para os mais variados temas, no entanto tudo tem um senão, os blogs rascas!!
Ora estes blogs rascas são blogs onde a critica anda sempre de orelhas no ar, muitas vez infundada, outras com fundamento, outras ( e são a maioria ) apenas porque sim.
Nota-se em muitas dessas criticas o pouco conhecimento do clube, de técnicas de gestão, mas sobretudo faltas de conhecimentos do mundo que é o futebol e o que por ele gira.

Hoje ao ler alguns blogs durante a ronda matinal, não pode de deixar de sentir asco de quem comenta sobre o signo do anonimato, criticando por criticar, sem apresentar soluções ou em fundamentar o porquê da critica. Todos sabemos que hoje é dia de jogo no Europeu de 2012. Joga a selecção portuguesa, composta na maioria por elementos formados no Sporting Clube de Portugal, elementos esses que compõem a  agora chamada de Geração Academia. No entanto em vez de se louvar o que de bom foi feito pelo clube, opta-se por criticar tanto o clube ( por não ter aproveitado alguns ), como os jogadores que optaram por deixar Lisboa pelas mais variadas razões. Sei que alguns saíram em conflito, mas a sua grande maioria saiu para melhorar as condições de vida, em buscar de valores mensais que os possam deixar confortáveis aquando do término de uma carreira, que se espera ser longa. 
Jamais criticarei quem o faz, pois sei que na mesma posição faria exactamente o mesmo. 
Por isso olhando bem para todas as situações que levaram ao aparecimento destes jogadores, facilmente se encontra positividade. Hoje devemos louvar quem desde pequeno escolheu o clube para aprender, para crescer, e muitas vezes posto entre convites de mudança, escolheu sempre vestir de verde e branco. A todos eles devo um obrigado pelo que deram ao clube e pelo que continuam a dar,é indiscutível que noticias como esta ou como esta, fazem com que nome do clube chegue mais longe, abrem portas para que mais e mais jovens jogadores queiram vestir de leão ao peito e com isso melhorarem e fazerem crescer o palmarés e nome do clube. 
Deixo também uma palavra para a actual e anteriores direcções. Não podemos ter medo do futuro, temos de continuar a lutar contra guerras internas e externas, mas mantendo os pés no chão e reconhecendo o que pior se faz e louvando o que bom temos, o clube chegará com toda a certeza a bom porto!

Hoje joga a Geração Academia....e eu acredito nela. E vocês acreditam??

PS: Num blog com potencial e muito desaproveitado, encontrei vários comentários relativamente ao Gelson Fernandes e ao Bojinov. Relativamente a este tema quero deixar apenas umas pequenas palavras. 
Para quem não conhece Gelson sugiro visualização jogos selecção Suiça....trinco com muito força física, e que pode ser claramente alternativa ao Fito Rinaudo.
Quanto a Bojinov e as vozes da discordância, quem palavras tiveram vocês para Beto Acosta? Quanto de vós disse mal de Onyewu para depois o chamar de Capitão América? Meus caros, no futebol tudo muda de um segundo para o outro, e muitas vezes basta uma palavra amiga.